Bem-vindo à FG Contabilidade

30 de maio é feriado ou ponto facultativo?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
30 de maio é feriado ou ponto facultativo?Feriados Ponto Facultativo 2024 Fg Contabilidade Em Brasilia - FG Contabilidade

30 de maio é feriado ou ponto facultativo?

Ponto Facultativo: o que é e como funciona?

A dúvida da hora é se 30 de maio é feriado ou ponto facultativo? O ponto facultativo ainda gera dúvidas entre gestores e empreendedores. Nem todos conhecem seu significado, funcionamento e diferença em relação aos feriados. Portanto, vamos esclarecer essas questões, detalhando o que é o ponto facultativo e como ele se aplica ao controle de ponto e à rotina das empresas.

O que é ponto facultativo?

Ponto facultativo é um termo usado na legislação trabalhista brasileira para datas importantes, vinculadas a comemorações ou fatos históricos, que não são feriados obrigatórios. Nessas datas, empresas ou órgãos públicos podem optar por conceder folga ou não aos colaboradores.

Diferença entre feriado e ponto facultativo

Nos feriados, a lei orienta que as empresas concedam folga sem prejuízos à remuneração. Caso o empregador mantenha o dia como normal, deve remunerar o colaborador com 100% de adicional, ou compensar com folga posterior. Nos pontos facultativos, a decisão de conceder folga é da empresa, sem obrigação de pagar adicionais de horas extras ou compensação posterior.

Feriado municipal é facultativo?

Feriados municipais não são considerados ponto facultativo, devendo as empresas conceder folga remunerada. Se não for possível, deve-se pagar as horas trabalhadas com o adicional devido ou realizar a compensação.

Colaborador trabalha em uma cidade diferente da que mora

As datas facultativas são consideradas de acordo com a cidade onde a empresa está localizada, mesmo que tenha filiais. Por exemplo, se o colaborador trabalha Brasília-DF e reside em Valparaíso-GO, ele tem direito a folgar em feriados municipais de Brasília, mas não em feriados municipais de Valparaíso.

Colaborador em trabalho remoto

Para colaboradores remotos, as regras de feriados, adicionais e compensações são as mesmas dos presenciais. Deve-se observar a localidade da sede da empresa. Se for feriado na sede, a empresa pode suspender as atividades ou manter o expediente normal, com pagamento de adicional ou compensação.

Feriados e pontos facultativos 2024

Principais pontos facultativos de 2024:
– Carnaval (12, 13 e 14 de fevereiro)
– Corpus Christi (30 de maio)
– Dia do Servidor Público – 28 de outubro (segunda-feira).
Feriados obrigatórios de 2024:
– 1 de janeiro: Confraternização Universal
– 29 de março: Paixão de Cristo
– 31 de março: Páscoa
– 21 de abril: Tiradentes
– 1 de maio: Dia Mundial do Trabalho
– 7 de setembro: Independência do Brasil
– 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida
– 2 de novembro: Finados
– 15 de novembro: Proclamação da República
– 25 de dezembro: Natal.

Pode descontar o dia de feriado?

Não, o dia de feriado não pode ser descontado do colaborador. Visto que a CLT estabelece o feriado como dia de descanso remunerado, se a empresa mantiver o expediente no feriado, deve compensar o colaborador com adicional de 100% de horas extras ou folga posterior.

O que acontece se o colaborador se recusar a trabalhar no feriado?

A empresa pode convocar o colaborador para trabalhar no feriado, remunerando-o com adicional de 100% de horas extras ou compensação posterior. A ausência sem justificativa pode levar a penalidades como advertência, suspensão ou demissão por justa causa, contudo não pode implicar em desconto ou prejuízo na remuneração.

Pode trabalhar em ponto facultativo?

Sim, pode haver expediente normal em dias de ponto facultativo, sendo uma data importante mas não obrigatória. As empresas podem optar por manter as atividades ou conceder folga, conforme sua política interna.

Carnaval é feriado ou ponto facultativo?

O Carnaval é considerado ponto facultativo, não um feriado nacional. Muitas empresas optam por suspender o funcionamento, mas não há obrigatoriedade de paralisação das atividades.

Corpus Christi, 30 de maio é feriado ou ponto facultativo?

Assim como o Carnaval, Corpus Christi é considerado ponto facultativo nacional, ou seja, as empresas podem optar ou não pelo funcionamento durante este período.

Como organizar os feriados e dias de ponto facultativo?

Organizar feriados e pontos facultativos requer planejamento. Por isso é necessário criar um calendário anual, comunicar antecipadamente os colaboradores, estabelecer uma política clara, oferecer flexibilidade para compensação e garantir cobertura para atividades essenciais.

Quem trabalha no ponto facultativo recebe hora extra?

Não, porque o ponto facultativo é considerado um dia de trabalho comum. Se a empresa conceder folga, deve-se planejar a compensação das horas não trabalhadas.

Com essas informações, você estará melhor preparado para lidar com os pontos facultativos e feriados, garantindo a organização e a conformidade com a legislação.

Fonte: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2023/dezembro/gestao-divulga-calendario-de-feriados-e-pontos-facultativos-de-2024

Estamos Contratando!

5/5 - (1 vote)

Compartilhe nas redes:

Se Livre Do Processo Burocrático

Estamos aqui para te ajudar a simplificar todas as etapas para abrir sua empresa

Fale com um de nossos especialista

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

App Fg Contadores Contabilidade Em Brasilia - FG Contabilidade

Instale o APP FG CONTADORES

Instale o APP FG CONTADORES! ÁREA VIP para melhor organização, comunicação, entregas e solicitações. ARQUIVO VIVO EM NUVEM e total acesso a seus documentos armazenados.

Logo Fg Secullum11 - FG Contabilidade

TABELA DE HONORÁRIOS

TABELA DE HONORÁRIOS CONTÁBEIS – SERVIÇOS ESPORÁDICOS OU AVULSOS O quadro abaixo relaciona os valores para a elaboração dos honorários pelos serviços esporádicos dos clientes

Tfe 2024 Fg Contadores Associados Contabilidade Em Brasilia - FG Contabilidade

TFE 2024 VENCEU EM 31 DE MAIO

VENCEU em 31/05, a TFE 2024.  A TFE (Taxa de Fiscalização de Estabelecimento) referente ao ano de 2024 venceu em 31/05/2024. Esta guia é enviada

Recomendado só para você
Programa Litígio Zero 2024 da Receita Federal Você pode participar…
Cresta Posts Box by CP

Transforme o gerenciamento de ponto dos seus funcionários com a Secullum!

Você sabia que o Secullum Ponto pode facilitar a gestão do seu tempo e dos seus funcionários?

Ele é 100% seguro e flexível, ideal para o seu negócio!

Você pode experimentar o Secullum Web GRÁTIS por 40 dias!

Saiba como o Secullum Ponto pode facilitar e assegurar a gestão do seu tempo e dos seus funcionários. 

Open chat
Precisa saber mais?